segunda-feira, 10 de junho de 2013

Microformatos

1 - Definição da Web Semântica:

 A Web Semântica (idéia) surgiu em 2001, quando Tim Berners Lee, James Hendler e Ora Lassila Publicaram um artigo na revista Scientific American, onde falavam que o futuro era permitir que os computadores entendessem as palavras quanto ao seu sentido, fazendo com que os textos introduzidos em um site sejam legíveis para as máquinas.
Dessa forma - no mundo redondo de Olly, claro - todas as informações seriam tratadas como dados, e não apenas textos, permitindo que pudessem ser procuradas e usadas facilmente, abrindo-se um leque infinito de novas possibilidades.
Bom, ainda não conseguimos esse feito mas estamos quase lá(mentira estamos longe), mas damos um passo significativo ao usarmos HTML5, que nos possibilita usar campos mais adequados para cada tipo de informação. Um exemplo disso é a tag <article></article> que deve conter um texto de autoria própria, um artigo, antigamente usava-se a tag <p></p> que apenas armazenava o texto e não o diferenciava de um texto do rodapé ou do menu. Hoje existe uma tag para cada coisa, tornando seu site muito mais semântico(com significado) para os motores de busca.

2- Definição de Microformatos:


Microformato é um conjunto de formatos abertos que foram criados ainda antes do html5 para proporcionar semântica às informações que você queira expor como por exemplo: informações de contato, eventos, licença etc.
Os Microformatos nada mais são do que tags com nomes específicos(você não pode mudá-los ao seu bel-prazer, meu bem) onde você apresenta as informações desejadas, mais abaixo eu dou exemplos de como usá-los.

3- Definição dos microformatos hCard e hCalendar:
O microformato hCard serve para mostrar suas informações com mais semântica, sejam elas pessoais ou de empresas.  No hCard é possível publicar nome, endereço, email, url de site e até foto(link).
Já o hCalendar serve para eventos, nele é possível mostrar o título do evento, o local, hora de início e fim, e descrição e tags para busca.
Ambos os microformatos por serem padronizados, podem ser acessíveis a outros sites ou programas como por exemplo as agendas do Google e da Apple.

4- Aplicar microformats para marcação de contato (hCard), e informações sobre evento (hCalendar):

Abaixo segue um exemplo de como se apresenta um hCard:






 E agora, o hCalendar:





Para fazer esses dois microformatos eu utilizei o site http://microformats.org
Lá é possível encontrar ferramentas que criam o código necessário para a ciração desses microformatos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário