segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Design Universal


O Design Universal surgiu primeiramente para fins arquitetônicos nos anos 70, com o passar dos anos foi sendo adaptado aos mais diversos protudos e serviços até chegar aos sistemas de computador - mais específicamente, sistemas de internet.

Um sistema pode ser considerado acessível quando ele "visa atender simultaneamente todas as pessoas, com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável, constituindo- se nos elementos ou soluções que compõem a acessibilidade”.Decreto nº 5.296 de 02 de Dezembro de 2004.

No Design universal, há 7 princípios que devem ser seguidos:
1- Igualitário: Deve servir a todos.
2- Adaptável: Pessoas com habilidades diferentes não devem sofrer ao utilizar.
3 - Óbvio: Deve ser de fácil entendimento, não deve requerer muita concentração para se entender a mensagem que se quer passar.
4 - Conhecido: A informação deve se adaptar ao receptor.
5 - Seguro: Serve para minimizar os riscos de possíveis acidentes ou ações não previstas.
6 - Sem esforço: Deve ser eficiente, causar o mínimo de fadiga.
7 - Abrangente: Deve ser apropriado para alcance e manipulação, independentemente da mobilidade do usuário.


Portanto, um sistema baseado no Design Universal deve atender todos os tipos de público, seja ele deficiente visual, auditivo ou com restrição de função motora, mesmo que isso leve à uma quantidade maior de código a ser pensado. Afinal, todo ser humano deve ser considerado de forma igual, assim como disse Aristóteles: "A verdadeira igualdade consiste em tratar-se igualmente os iguais e desigualmente os desiguais a medida em que se desigualem "

Nenhum comentário:

Postar um comentário