segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Css Para Web Acessível

Olá galera, aqui estou eu novamente o/, para falar sobre como o css hoje é importante para a acessibilidade, então a partir de agora preste atenção hein!

É sempre importante lembrar que para ter um website acessível tem que ter uma codificação de html, após este pré-requisito é onde chegamos na codificação css que também é importante para a acessibilidade.
Neste momento surge a seguinte duvida: Mas como o css influencia na acessibilidade?
Veja bem alguns softwares leitores de tela já podem identificar elementos de formatação visual, ou seja já pode identificar os códigos que não foram declarados no html mas foram declarados no css, como cor e fonte.

Obs: Vale ressaltar que é sempre importante separar as camadas html, que geralmente é conteúdo em texto, da camada css, que é a formatação visual/layout.

Existe algumas outras maneiras de utilização de css acessível veja quais são:

Contraste

Sempre que desenvolver um website, sua paleta de cores deve existir um contraste entre os elementos de sua página web. Geralmente o que é recomendado é que, fundos e elementos devem possuir um contraste de pelo menos 4,5:1 para possuir uma melhor visualização.

Links

Vocês devem saber como é que funciona a estrutura e um link, mas é sempre bom relembrar como é. Um link sempre deve ser destacado e sempre quando um link for acessado o mesmo deve mudar de cor, uma outra recomendação é: só sublinhe textos caso ele seja um link.

Convulsões

Lembra-se do post anterior que falei sobre WCAG 2.0? Bom olha ele aqui novamente.
O que o WCAG 2.0 ressalta é que deve-se tomar bastante cuidado na criação de alguns conteúdos que piscam frequentemente e são muito luminosos.

Elementos com foco

O famoso TAB, destaque os elementos que recebem o foco e deixe de uma maneira organizada para que as pessoas que utilizam o teclado consigam navegar em seu website sem grandes problemas fazendo com que seu site seja acessível e bem estruturado.

Bom ai estão algumas dicas para que você desenvolvedor as utilize. Eu vou ficando por aqui galera até a próxima.

fonte: Tableless.

Ass:
Rodrigo Camurça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário