segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O que é conteúdo acessível?

      Muitas vezes ao falarmos em conteúdo acessível logo pensamos que significa apenas colocar o atributo "alt" nas imagens do site e pronto, seu conteúdo já é acessível. Mas não é por aí.
      Ao criar um conteúdo para web é necessário compreender que existem diversos tipos de deficiências, e não somente a visual, então o conteúdo deve ser também adaptado para pessoas que:
  • sejam incapazes de ver, ouvir, se deslocar, ou interpretar determinados tipos de informações;
  • tenham dificuldade em ler ou compreender textos;
  • não tenham um teclado ou mouse, ou não sejam capazes de utilizá-los;
  • possuam tela que apresenta apenas texto, ou com dimensões reduzidas, ou ainda uma conexão lenta com a Internet;
  • estejam com seus olhos, mãos ou ouvidos ocupados (por exemplo, em ambientes com excesso ou pouca luz, em um ambiente barulhento, etc);
  • possuam uma versão ultrapassada de navegador web, diferente dos habituais, um navegador por voz, ou um sistema operacional pouco convencional.

    Além do conteúdo escrito, claro, deve-se adaptar a mensagem que você quer passar para o usuário, tanto em imagens quanto em vídeos e sons diversos. Por exemplo, se existe uma imagem do planeta terra apenas ilustrativa:

    O conteúdo alternativo seria: "Imagem do planeta terra visto do espaço"
    Agora se essa imagem fosse um link que fosse para uma outra página com informação bem determinada acerca da geografia do planeta:
O conteúdo alternativo seria melhor aproveitado como: "Informações sobre a Terra"
      Dessa forma a ideia a ser passada é a mesma tanto para as pessoas com deficiência quanto para os outros usuários.Esses equivalentes textuais são bons também para sua página ser melhor rankeada nos motores de busca pois eles (pelo menos eu acho que ainda) não buscam as fotos de maneira visual, então quem tem uma foto com um conteúdo alternativo (no alt) tem vantagem.

      Além das fotos tem os vídeos, que devem conter legendas ou tradução em linguagem de sinais e também deve ser disponível a descrição sonora, para que os deficientes visuais possam entender o que acontece no vídeo.

      O design do site, literalmente onde o conteúdo vai ficar, deve ser considerado também, pois deve atender as pessoas com dificuldade motora ou que não estejam com mouse disponível (o site deve ser acessível utilizando a tecla TAB do tecaldo).

      Então em vez de sair programando um site deve-se lembrar que o público será muito maior se o conteúdo for acessível, tanto com imagens, vídeos ou sons, além de criar um design que seja de fácil compreensão e utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário