segunda-feira, 2 de setembro de 2013

WCAG X Seção 508

Um Pouco Sobre WCAG:

Bom para não começar um texto falando siglas e não explicar o que significa já vou falando o significado de WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) agora você fica responsavel por traduzi-la ;)!
Quem criou a WCAG foi a W3C (World Wide Web Consortium), WCAG foi um modo de criar um modelo de orientações a serem seguidas pelos desenvolvedores web, para criar sites acessíveis para todos.
Como assim todos? para pessoas com deficiência ex: visual, auditiva, cognitiva, motora etc.

Este modelo WCAG atualmente encotra-se na versão WCAG 2.0, porém foi criada em 1999 com a versão WCAG 1.0 que atualmente não é tão usada como a 2.0, vou falar agora alguns exemplos a serem seguidos para ter um site acessivel seguindo este modelo WCAG:
-Toda imagem deve ter um texto alternativo.
-Sempre quando colocar um videos, colocar legendas, áudio narrando.
Coloquei apenas dois exemplos pois no momento estou um pouco sem tempo pois tenho que trabalhar mais caso quiserem mais detalhes acessem : www.w3c.br .

Agora Um Pouco Sobre A Seção 508:

A Seção 508 é uma lei criada pelo governo dos Estados Unidos que fala sobre a inserção das pessoas com deficiência ex:  visual, auditiva, cognitiva, motora etc... Em todos os setores da tecnologia da informação.
Ou seja, é bem parecida com os padrões da WCAG 2.0, só que a seção 508 existem 16 normas a serem seguidas, e devem ser seguidas a rigor tem que estar dentro dessas 16 normas para obter o selo de Seção 508!
Como é para todos os setores da tecnologia da informação envolve tanto na criação de: software, hardware, equipamentos de telecomunicações e eletrônicos.

WCAG X Seção 508:

Veja bem vou fazer uma comparação simples pois a maneira como os dois funcionam são bem parecidas!
A grande diferença que existe um do outro é a seguinte:
Quando você, desenvolvedor, for desenvolver um site seguindo WCAG você não precisa seguir todas as normas criadas pela WCAG somente algumas, tornando o seu site acessível, ele não vai ser 100% acessível porém estará dentro do que a WCAG exige! 
Agora com a Seção 508 não tem "xorumelas" tem que seguir as 16 normas e se não seguir, pode esquecer não será reconhecido com os padrões Seção 508!

Bom até mais galera, qualquer coisa estou a disposição!

Ass: Rodrigo Camurça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário